quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROERD


                                
UM BREVE HISTÓRICO PROERD


O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem como sua missão primeira a de educar crianças, no seu habitat, reunindo os esforços da Família, Polícia e Escola, fortalecendo a auto-estima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.

O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.

O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, desconstraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.    

O Proerd tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA, em 1983, foi desenvolvido por um grupo composto por Psicólogos, Policiais e Pedagogos, sendo aplicado então pelo Departamento de Polícia de Los Angeles – LAPD –, em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela Cidade, obtendo grande sucesso e aceitação, o que fez com que rapidamente se estendesse para todos os Estados norte-americanos. Hoje administrado pela Organização não governamental D.A.R.E. Internacional, com sede no referido local sendo desenvolvido em mais de 50 países.

No Brasil, o D.A.R.E. chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tendo então recebido o nome em português de Proerd, após terem sido feitas as adaptações metodológicas em conformidade com a realidade cultural brasileira.

No Estado de Santa Catarina o Proerd foi implantado em 1998, na cidade de Lages e, logo após, nas cidade de Chapecó e São Miguel do Oeste. No primeiro ano, 4.404 crianças catarinenses foram formadas pelo programa.

Para o ano de 2011, a Coordenadoria Estadual do Proerd pretende alcançar duas grandes metas:

- Atender 100 mil catarinenses em apenas um ano;

- Atingir a marca histórica de 1 milhão de crianças atendidas nos 13 anos de existência do Programa.

No dia 14 de julho de 2011, o 22ºBPM realizou mais uma formatura Proerd do 5º ano das escolas da região continental da Capital. Na oportunidade participaram 06 escolas, com total de 12 turmas resultando em 280 crianças formadas pelo programa. Durante a formatura os alunos receberam os certificados de conclusão do programa e fizeram o juramento de se manterem longe das drogas e da violência. O Comandante do Batalhão fez homenagens às professoras, aos instrutores Proerd visitantes e os instrutores que aplicaram o programa na área de seu batalhão, ressaltando a atuação do soldado PM Saulo Ricardo Lisboa (coordenadoria estadual), soldado PM Leandro Espíndola Torres Barbosa (CCS/CM) e em especial ao Soldado PM Brick, único instrutor do 22º BPM, que foi homenageado pelo comandante do batalhão pelo excelente serviço prestado na área continental de Florianópolis.


O Sd PM Brick vem se destacando como Instrutor do Proerd já alguns anos, sempre no 22º BPM. Incansável profissional que muitas vezes até mesmo na hora de folga orienta as nossa crianças no combate incessante contra as drogas. 
Ao meu grande amigo, o meu muito obrigado e que o Bom Deus que tudo vê o Abençoe. 




Fonte: Vocês poderam saber mais na pagina da PMSC.
www.pm.sc.gov.br

Agostinho Bornhofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário